sexta-feira, 3 de julho de 2015

A roda da saia do meu Orixá


A roda da saia do meu Orixá gruda na pele de quem a veste.
Faz girar nossos mundos internos a cada volta que da em torno de si.
Movimenta corpos, mexe com as escritas e proporciona experienciações ás in-corporações dos corpos-em-vida.
A roda da saia do meu Orixá flameja aqueles que nela buscam zombarias, pois existe apenas nela mesma, se justifica e legitima nos terreiros, casas, ilês e choupanas onde silenciosamente acontece.
É uma roda fora de eixo que desequilibra, mas não deixa cair.
Pode ser roda de carroça, desenho de átomo, constelações do universo, bolha de sabão, anéis de saturno, carrossel e todo aquele que se joga no desconhecido mundo da gira.
A roda da saia do meu Orixá abraça formando círculos com os braços e afaga nos circulares traços dos corações. É ela quem me põe no contragiro do mundo.
Girando na roda da saia do meu orixá, faço tremer meu corpo-terra e escrevo na pele tudo aquilo que a palavra jamais será capaz de descrever: a temperatura do riso e o gosto da lágrima.
A roda da saia do meu Orixá tem o poder de criar outros mundos e neles me fazer caminhante, na direção de uma nova forma de enxergar a pedagogia do mundo, ou a pedagogia da gira...

IMAGEM: ROBERTO MATTA

Nenhum comentário: